RECEITAS DIVERSAS COM PANC's
A maioria das pessoas alem da falta de costume de utilizar as plantas alternativas, que são aquelas que brotam naturalmente em nossa terra, sem necessidade de nenhum cuidado especial, pois estão adaptadas ao nosso meio, clima e adversidades, e portanto MUITO MAIS SAUDÁVEIS que as convencionais, que tem origem em outros climas e solos e por isso precisam de alguma ajuda técnica (adubação, defensivos, proteção e outros), ainda encontram a dificuldade de obter receitas ou modos de preparo.
Por isso elaboramos sempre que possível paginas com o preparo dessas receitas, e na forma de PASSO A PASSO, com fotos de cada etapa para favorecer o entendimento.
ORELHA DE FRADE
Se quiser se aprofundar no estudo deste feijão, vai se deparar com conflitos sobre o nome científico, Lablab purpureus e Dolichos lablab, por exemplo, e quanto à sua origem, África ou Ásia.
orelha-de-padre, ervilha orelha-de-padre,orelha de frade, feijão do Egito, feijão de pobre etc. Mangalô e lablab. e lá fora frijol jacinto, hyacint bean, quiquaqua, caroata chwata, poroto de Egipto, dolique lab-lab, dolique d'Egypte, fiwi bean, chicarros, frijol caballo, gallinita e frijol de adorno
As folhas jovens são usadas como espinafre (fiz um purê de mandioca com as folhas cozidas e trituradas e ficou muito bom), os grãos maduros e secos podem ser germinados ou fermentados e as vagens planas, cortadas em tiras e cozidas, fazem diferentes saladas,
. A planta toda, hoje sei, é comestível. Até a raiz pode ser aproveitada se a planta for cultivada como a jícama ou o jacatupé, podando sempre a parte vegetativa, para que a batata ganhe mais amido. De minha parte, não faço questão da raiz, que arrancada mataria todo o pé, se com ele tenho alimento farto para duas casas. É que a planta lança seus longos ramos sobre qualquer aparo que lhe faça as vezes de um tutor, sem respeitar fronteiras.
Definindo estagios de maturação: as vagens nos estagios verdes (ESTAGIO 1- direita em cima na foto) podem ser usadas na forma levemente cozida e refogada, quando ainda verdes e pequenas (ESTAGIO 2 -(a) em cima no centro na foto, e 2(b)maiores a esquerda) precisam de cozimento em pressão por uns 15 -20 minutos, e precisam retirada do fiapo em ambos lados, e secas (ESTAGIO 3) precisam de tempo maior de cozimento como para o feijão.,
PREPAROS NORMAIS
VAGEM REFOGADA
SEMENTES NO ESTAGIO 2a e b
PREPARO
1 -retirar os feijões das vagens-cozinhar as sementes no estagio 2 por 15 minutos sob pressão com um pouco de sal e escorrer
2- refogar em frigideira alho picado, cebola, curry, e para quem gosta, a pimenta, juntar as sementes (aqui na demonstração juntamos também as vagens(estagio 1) já sem os fiapos, e deixamos com fogo médio por alguns minutos abafada para que as vagens pegassem mais calor e sabor.
fica uma ótima salada, e podemos regar com azeite, e ainda colocar limão ou vinagre ou ainda shoyu ou missô, gostosa quentinha ou gelada.
abaixo depois de temperar juntamos cubinhos de queijo, e oregano
algumas informações foram coletadas de artigos como
DOCE DE FEIJÃO ORELHA DE FRADE
Nesta receita utilizaremos as sementes de feijão nos estagios 2 e 3, retiradas das vagens mais granadas
Cozinhar em água por 5 minutos, escorrer essa água, e colocar para cozinhar sob pressão por 20 minutos em quantidade suficiente de água, deixar esfriar um pouco, escorrer a água e bater em liquidificador, se necessário adicione água.
Pesar a massa batida.
Colocar a mesma quantidade de açucar em panela de tamanho adequado, adicione 1 colher de mel para cada 100 g de massa, acender o fogo baixo e aos poucos colocar a massa batida aos poucos e ir misturando.
Continuar mexendo todo tempo e quando estiver aparecendo o fundo da panela está no ponto.
MELÃO DE SÃO CAETANO -Nigagory , Goya
Nigagory = receita passo a passo com fotos
NIGAGORY COM CEBOLA E OVO
Cortar as pontas, e cortar ao meio logitudinalmente, e com colher retirar o miolo onde se alojam as sementes que é a parte mais amarga. cortar cada metade transversalmente em meia luas.
colocar uma frigideira com fio de oleo para aquecer, e cortar uma cebola media, e assim que estiver quente colocar primeiro a cebola , aguardar um pouco e colocar o nigagory, sal,pimenta e temperos de seu agrado, e um pouquinho de agua. Evaporada a agua, testar se o nigagory deu uma leve amolecida, e adicionar 3 ovos inteiros, e mexer, até o ponto desejado de consistencia.
NIGAGORY COM MISSÔ
Cortar o nigagory como na receita anterior, (se quiser tirar mais o amargor colocar sal e deixar por uns 3 minutos e lavar), cortar cenoura, batata, tomate em cubinhos.
Preparar carne (ideal file de porco, ou peixe, ou file de bovino, ou peito de frango) em pequenas fatias.Para vegetarianos pular esta fase ou colocar substituindo, cogumelos carnudos, ou mesmo Ora pro nobis, ou Bertalha, em tiras.
Em uma panela refogar alho, e colocar a carne, para dar apenas uma sapecada, e colocar o tomate picado, depois de algum tempo colocaro restante, e adicionar shoyu, e 2 colheres de missô, 1 colher de açucar e um pouco de saquê, e tampar deixando refogar por 5 minutos em fogo baixo. Servir com arroz branco.