Curiosidade 51

Nome científico: Cyanocorax chrysops
Família: Corvidae
Nome comum: Gralha do cerrado

Ocorrência: habita a região Centro-oeste do Brasil, Piauí, Maranhão, sul do Pará, até Minas Gerais, São Paulo e também Paraguai e Bolívia, em áreas de cerrado ou com pouca vegetação que sejam ensolaradas.

Reprodução: Seus ovos são azul-claros com manchas pardas,(3 a 4) que nascem após 17 dias em média, em ninhos formados por gravetos arranjados sobre galhos mais grossos de árvores do cerrado.

Alimentação: onívora, e se alimenta de tudo que encontra desde insetos , ovos, filhotes de outros pássaros, répteis, anfíbios, sementes. Inclusive tem o hábito tanto de semear, como de arrancar sementes que germinam no solo, e sabem que sob a mudinha que está nascendo, existe uma semente disponível.


Curiosidades: Andam sempre em bandos de diversas aves, e pelo seu canto (que é muito variável, mas peculiar) são facilmente notadas. E dão a impressão que seguem uma determinada rotina diária, pois estas que rondam minha casa, chegam aqui por volta do meio dia. E as 13:00 estão vasculhando ninhos no galinheiro.
Seu vôo é alternado entre bater as asas e planar, o que faz com voe de forma ondulada, quando vencem grandes distâncias.
Na foto o registro do ataque na panela de comida dos cães.

[volta]