Curiosidade 55


Nome cientifico: Tyrannus melancholicus (?)

Familia: Tyrannidae

Nome Popular:siriri, suiriri

Características: Este pássaro macho (penso eu) fica ai neste tronco a maior parte do dia e ao anoitecer ele entra pelo orificio superior. Imagino que ele fique guardando o ninho que deve haver dentro do tronco. Tem aparência geral dos chamados "siriris" e tem um topete na cabeça, que se ergue em alguns momentos.

Tentei enxergar lá dentro mas além de ser muito profundo, é escuro e estreito.

Segundo pesquisas, este passaro é comum no Brasil e também em praticamente toda América, abaixo dos USA, a exceesão do Chile, e tem caracteristicas migratorias no inverno, e migram para as regiões mais quentes (Amazônia).

Habitam bordas de florestas ou capoeiras, em áreas abertas que até favorecem o pássaro. Fora do periodo reprodutivo vive solitário, e se trona bastante agressivo com outros pássaros que se aproximam de seus poleiros favoritos.

Alimenta-se de insetos e também de frutos. Faz um ninho frágil em forma de xícara, entre 5 e 15 m de altura. Põe 2 ou 3 ovos branco-amarelados com pontos e estrias marrom-avermelhados.

Atualizando as informações, hoje ao passar o aparador de grama elétrico, em meu gramdo, notei que um casal e 2 filhotes deste pássaro, ficavam sempre por perto, muito mais perto que de costume, a 2 ou 3 m de onde eu trabalhava.....e acabei descobrindo, que estavam ali para coletar insetos que pulavam ou voavam da grama que estava sendo cortada....puxa a que ponto chega o potencial de descobertas uteis dos pássaros.....pelo uso constante dessas máquinas no meu loteamento que é composto por muitas chácaras, e praticamente todos aparam a grama, que quando isso é feito os insetos se deslocam e ai aproveitam para uma farta refeição.

Já tinha notado essa estratégia com os anús pretos, que quando nos veêm remechendo a terra ou carpindo, ficam sempre a nossa volta, e se fizermos movimentos lentos chegam a subir em nossas cabeças, para melhor enxergar o que tem de alimento vivo onde trabalhamos.


Se alguém tiver alguma informação, favor entrar em contato xamrenga@ig.com.br
 

[volta]