Curiosidade 58


Nome científico - Leptodactylus labyrinthicus
Nome comum - rã pimenta ou gia

Características: rã de grande porte, embora perdendo em tamanho para a rã-touro(Rana catesbeiana)

Reprodução:A fêmea põe seus ovos em ninhos de espuma, dentro de depressões na lama de margens de coleções de água , que cava com a ajuda do macho.Entretanto nem todos ovos são fertilizados por ele, e assim a maioria (89 a 97 % dos ovos ficam sem fertilização (chamado de ovos tróficos), mas tem ao que parece a função de garantir a alimentação dos girinos que nascem caso a agua da chuva não carregue os girinos para outros lugares com alimentação, como lagoas próximas, e com isso garantindo maior tempo de sobrevida aos girinos.

Ainda não é infelizmente cultivada comercialmente por ser menos produtiva que a rã-touro, em proliferação e crescimento.Digo infelizmente porque por falta de estimulo comercial ela acaba não sendo estudada, e pela degradação de seus ambientes naturais pode acabar sendo extinta.

Curiosidades:Os anfibios em geral tem muito senso de localização, e um exemplo disso aconteceu com este exemplar macho fotografado. Eu o coletei eu uma caixa de criação de peixes de concreto que tinha dentro uma caixa de cultivo de plantas(simulando uma margem alagada). Para evitar que ela como é hábito, devorassem os peixes que reproduzia ai(elas ingerem muitos peixes antes da desova parecendo que assim pretendem diminuir a concorrência com seus girinos, ou até diminuiri a predação deles), coletei e coloquei em saco plástico na geladeira para provocar uma hibernação até que pudesse fotografá-lo.E assim ele acabou ficando por 2 dias dormente, efetuei as fotos, e para tentar mantê-lo vcivo mas longe, efetuei a soltura a 500 metros da caixa escolhida por ele, nos ultimos tanques da piscicultura, e como ainda estava meio imóvel o protegi com folhas para evitar que fosse capturado por algum predador. Mas qual não foi a surpresa quando ao anoitecer já pude ouvir sua vocalização, novamente na mesma caixa. O mesmo ocorre com sapos e pererecas, são muito teimosos, depois de escolherem o local da desova, e sempre escolhem caixas que tem mais fito e zooplancton disponíveis.

Se alguém tiver alguma informação, favor entrar em contato xamrenga@ig.com.br

[volta]

Topsites de Aquarismo