Curiosidade 69


Nome científico - Syrigma sibilatrix
Nome comum - Maria-faceira

Características: é uma garça da ordem dos Ciconiformes e da Familia Ardeidae, de coloração exclusiva e típica, porque é a única garça brasileira com este padrão de coloração. Tem em média 53 cm de altura, e vive aos pares ou solitária, tem território fixo e costuma frequentar tanto áreas alagadas com as secas, mas dificilmente se aventura em águas mais profundas, preferindo se alimentar nas margens ou mesmo em terras secas, e de sua dieta é constituida de artrópodes (principalmente insetos), minhocas, peixes, anfíbios, pequenos répteis e vegetais. E entre os peixes tem predileção por muçuns (Synbranchus marmoratus) e tuviras (Gymnotus carapo), que são peixes adaptados a lamaçais.

Ao contrário da maioria das garças, que voam com o pescoço dobrado em “S” a maria-faceira costuma voar com o pescoço esticado, e de um modo suave e retilineo.

Aqui na reserva da chácara, há um casal que há muitos anos pernoita e nida nas árvores, e principalmente na epoca da reprodução, seu canto de chamamento que é sibilante, melodioso e continuado pode ser ouvido (é um "fiiiiiii", longo e agudo), mas quando se irrita pode emitir grasnados graves como o de outras garças, como sinal de advertência.

Normalmente deixam os locais de pernoite, depois de meia hora do amanhecer, voando juntos, e retornam no final do dia em torno de meia hora antes do escurecer, quase sempre em silêncio, exceto quando estão em fase de reprodução quando se chamam constantemente durante todo dia, principalmente no inicio e final do dia.

Reprodução: Nidam em forquilas resistentes e grossas no topo de árvores, no inicio da época mais quente do ano, tendo inicio em setembro, quando ambos vão reduzindo as saídas para locais distantes, e começam a escolher e recolher gravetos, preferencialmente galhos de Eucalipto, e constroem um ninho entrelaçando os gravetos, por longo tempo em construção. Nele põe de 1 a 4 ovos. O interessante é ver as aves escolhendo no chão galhos caidos, parecem que ficam analisando os detalhes e se serviriam, e depois o levarem ao ninho.

Se alguém tiver alguma informação, favor entrar em contato xamrenga@ig.com.br

 

[volta]

Topsites de Aquarismo